sexta-feira, 29 de junho de 2012

DE OLHOS FECHADOS




SENTADO  ALI EM FRENTE DE SEU CONGA , O VELHO ´PAI DE SANTO RELEMBRA COM SURPREENDENTE NITIDEZ A SUA INFANCIA E SEU PRIMEIRO CONTATO COM A ESPIRITUALIDADE .  NITIDAMENTE ELE SE VÊ NA TENRA INFANCIA A BRINCAR SOZINHO NO AMPLO QUINTAL DA CASA DE SEUS PAIS . LEMBRA-SE QUE ALGUMA COISA O FEZ  OLHAR PARA AS NUVENS E QUE , DIANTE DELE , UMA ESTRANHA IMAGEM SE FORMOU :

UM VELHO SENTADO AO REDOR DE UMA FOGUEIRA E UM MENINO A OUVI-LHE ESTÓRIAS . DE ALGUMA MANEIRA O  MENINO AO VER AQUELA CENA SABIA QUE SE TRATAVA DELE MESMO . O TEMPO PASOU E A CENA JAMAIS ESQUECIDA  E TAMBEM JAMAIS REVELADA , O ACOMPANHAVA EM SONHOS E LEMBRANÇAS .

ELE CRESCE E ACABA SE TORNANDO UM MEDIUM UMBANDISTA . AOS POUCOS VAI CONHECENDO SEUS GUIAS , QUE VÃO TOMANDO SEU CORPO NAS DIVERSAS "GIRA DE DESENVOLVIMENTO " . PRIMEIRO O CABOCLO , QUE LHE PARECE GRANDE E FORTE , DEPOIS OS DEMAIS , ATÉ QUE , AO COMPLETAR 18 ANOS O SEU EXU TAMBEM RECEBE PERMISSÃO PARA INCORPORAR . 

JÁ NAO É MAIS MEDIUM DE GIRA . A BEM DA VERDADE , OCUPA O CARGO DE PAI PEQUENO DO TERREIRO . PERCEBE QUE NAO TIVERA UMA ADOLESCENCIA COMO O DA MAIORIA DOS JOVENS QUE LHE CERCAVAM NA ESCOLA . NÃO VAI A BAILES , FESTAS  .....  DEDICA-SE COM UMA CURIOSIDADE E UM AMOR CADA VEZ  MAIOR A PRATICA DA CARIDADE . OS ANOS PASSAM E ELE ACABA POR ABRIR SEU PROPRIO TERREIRO .

INUMERAS PESSOAS PROCURAM OS SEUS GUIAS E SEMPRE RECEBEM UM LENITIVO , UMA PALAVRA DE   CONSOLO E ESPERANÇA . FORAM TANTOS OS PEDIDOS E TANTOS OS TRABALHOS REALIZADOS QUE JÁ PERDERA A CONTA . VIU INUMERAS PESSOAS  QUE DECLARAVAM AMOR ETERNO PELA UMBANDA SE AFASTAREM CRITICANDO O QUE ONTEM LHES ERAM SAGRADOS , PORQUE ALGUNS PEDIDOS NAO HAVIAM SIDO ALCANÇADOS NA PLENITUDE DESEJADA   ....

PRESENCIOU   TAMBÉM  PESSOAS QUE VINDAS DE OUTRAS RELIGIÕES , ENCONTRAVAM A PAZ DENTRO DO TERREIRO . ESTE ERA MANTIDO A DURAS PENAS , JÁ QUE NADA COBRAVA POR TRABALHOS REALIZADOS (DAI DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA RECEBESTES ). SOLTEIRO PERMANECIA ATÉ HOJE , POIS EMBORA TIVESSE VÁRIAS MULHERES QUE LHES FORAM CARAS , NENHUMA DELAS SUPORTOU FICAR AO SEU LADO. PARA ELE , A VIDA SACERDOTAL SE IMPUNHA  A QUALQUER OUTRO TIPO DE RELACIONAMENTO. MESMO ASSIM , AMAVA TODAS AQUELAS QUE LHE FIZERAM COMPANHIA EM SUA JORNADA TERRENA .

BRINCAVA O VELHO PAI DE SANTO , QUANDO LHE PERGUNTAVAM SE ERA CASADO  ... RESPONDIA  BEM HUMORADO QUE SE CASARA MUITO CEDO , AINDA MENINO . A CURIOSIDADE DOS INTERLOCUTORES QUANTO AO NOME DA ESPOSA ERA SATISFEITA , COM UMA SÓ PALAVRA :   UMBANDA .   ESTE ERA O NOME DE SUA ESPOSA .

COM O PASSAR DO TEMPO A IDADE FOI CHEGANDO . MUITOS DE SEUS FILHOS DE FÉ SEGUIRAM SEUS DESTINOS , VINDO A ABRIR , ELES TAMBÉM , SUAS CASAS DE CARIDADE. O PESO DA IDADE NÃO O IMPEDE DE RECEBER SUAS ENTIDADES E AINDA ECOA PELO VELHO  E QUERIDO TERREIRO O BRADO DE SEU CABOCLO , O CACHIMBO DO PRETO VELHO  PERFUMA O AMBIENTE , A GARGALHADA DO EXU AINDA IMPRESSIONA , A ALEGRIA DO ERE EMOCIONA  A ELE E A TODOS ... ENFIM , SENTE-SE ÚTIL AO TRABALHAR .

HOJE NAO TEM GIRA , O TERREIRO ESTÁ LIMPO , AS VELAS ESTAO ACESAS E TUDO PARECE NORMAL . RESOLVE ADENTRAR AO TERREIRO PARA PASSAR O TEMPO . PERDERA A NOÇÃO DAS HORAS . APURA OS OUVIDOS E SENTE PASSOS AO SEU REDOR. PERCEBE QUE ALGUEM PUXA PONTOS E O ATABAQUE TOCA . ELE ESTÁ DE FRENTE PARA O CONGÁ . O CHEIRO DA DEFUNAÇÃO INVADE SUASNARINAS ... SEUS OLHOS SE ENCHEM DE LÁGRIMAS NA MESMA PROPORÇÃO QUE SEU CORAÇÃO ENCHE DE ALEGRIA.

ESTRANHAMENTE , NAO SENTE CORAGEM OU VONTADE DE OLHAR PARA TRAS ... APENAS CANTA JUNTO OS PONTOS . FIXA AS IMAGENS DO ALTAR , FECHA OS OLHOS E AINDA ASSIM VÊ  NITIDAMENTE O CONGA . PARECE QUE PERCEBE O MOVIMENTO DO TERREIRO  AUMENTAR , VIRA DE COSTAS PARA O CONGA E A CENA O SURPREENDE  :  VÊ  CABOCLOS , BOIADEIROS , PRETOS VELHOS , MARUJOS , BAIANOS , ERES E TODA UMA GAMA DE GUIAS . ATÉ OS EXUS E POMBAGIRAS ESTÃO ALI NA PORTEIRA.  SE DÁ CONTA QUE OS VÊ COMO SÃO , NAO ESTAO INCORPORADOS , TODOS LHES SORRIEM AMAVELMENTE .

DENTRE TANTOS GUIAS PERCEBE AQUELES QUE INCORPORAM NELE DESDE CRIANÇA.  TENTA BATER CABEÇA EM HOMENAGEM A ELES , MAS É IMPEDIDO . O CABOCLO , SEU GUIA  DE FRENTE SE ADIANTA  E LHE ABRAÇA , BRADA SEU GRITO GUERREIRO SENDO ACOMPANHADO PELOS DEMAIS .  O VELHO PAI DE SANTO NAO AGUENTA E CHORA EMOCIONADO ...   AS LAGRIMAS LHE TURVAM A VISTA . ELE FECHA SEUS OLHOS E AO ABRI-LOS , TODOS OS GUIAS PERMANECEM EM SEUS LUGARES, POREM CALADOS ... 

NOTA UMA LUZ BRILHANTE EM SUA DIREÇÃO . IANSA E OMULU SE APROXIMAM . SEU CABOCLO OS SAUDA E É CORRESPONDIDO . A LUZ O ENVOLVE. JÁ NÃO SE SENTE VELHO , NA VERDADE SENTE-SE JOVEM COMO NUNCA , SEU CORPO  ESTÁ LEVE E LEVITA EM DIREÇÃO À LUZ . TODOS OS GUIAS LHE FAZEM REVERENCIA .  O TERREIRO VAI FICANDO LONGE ENVOLTO EM LUZ  .... SORRI ALEGRE , MISSÃO CUMPRIDA ....

NO DIA SEGUINTE ENCONTRAM SEU CORPO AOS PES DO CONGÁ . PARECE QUE SORRI... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário