quarta-feira, 17 de julho de 2013
A PIPOCA - RUBEM ALVES
A CULINÁRIA ME FASCINA. DE VEZ EM QUANDO EU ATÉ ME ATREVO A COZINHAR. MAS O FATO É QUE SOU MAIS COMPETNETE COM AS PALAVRAS DO QUE COM AS PANELAS. POR ISSO TENHO MAIS ESCRITO SOBRE COMIDAS QUE COZINHADO. DEDICO-ME A ALGO QUE PODERIA TER O NOME DE "CULINÁRIA LITERÁRIA" . JÁ ESCREVI SOBRE AS MAIS VARIADAS ENTIDADES DO MUNDO DA COZINHA: CEBOLAS, ORAPRO-NOBIS , PICADINHO DE CARNE COM TOMATE FEIJÃO E ARROZ , BACALHOADA , SUFLES , SOPAS , CHURRASCOS. CHEGUEI MESMO A DEDICAR METADE DE UM LIVRO POÉTICO-FILOSÓFICO A UMA MEDITAÇÃO SOBRE O FILME A FESTA DE BABETTE , QUE É UMA CELEBRAÇÃO DA COMIDA COMO RITUAL DE FEITIÇARIA. SABEDOR DAS MINHAS LIMITAÇÕES E COMPETÊNCIAS ,NUNCA ESCREVI COMO CHEF. ESCREVI COMO FILÓSOFO, POETA , PSICANALISTA E TEÓLOGO - PORQUE A CULINÁRIA ESTIMULA TODAS ESSAS FUNÇÕES DO PENSAMENTO. AS COMIDAS , PARA MIM , SÃO ENTIDADES ONÍRICAS. PROVOCAM A MINHA CAPACIDADE DE SONHAR.
NUNCA IMAGINEI , ENTRETANTO, QUE CHEGARIA UM DIA EM QUE A PIPOCA IRIA ME FAZER SONHAR. POIS FOI PRECISAMENTE ISSO QUE ACONTECEU.A PIPOCA , MILHO MIMADO , GRÃOS REDONDOS E DUROS , ME PARECEU UMA SIMPLES MOLECAGEM, BRINCADEIRA DELICIOSA, SEM DIMENSÕES METAFÍSICAS OU PSICANALÍTICAS . ENTRETANTO , DIAS ATRÁS , CONVERSANDO COM UMA PACIENTE , ELA MENCIONOU A PIPOCA. E ALGO INESPERADO NA MINHA MENTE ACONTECEU. MINHAS IDEIAS COMEÇARAM A ESTOURAR COMO PIPOCA. PERCEBI, ENTÃO , A RELAÇÃO METAFÓRICA ENTRE A PIPOCA E O ATO DE PENSAR.
UM BOM PENSAMENTO NASCE COMO UMA PIPOCA QUE ESTOURA , DE FORMA INESPERADA E IMPREVISÍVEL
A PIPOCA SE REVELOU A MIM, ENTÃO , COMO UM EXTRAORDINÁRIO OBJETO POÉTICO. POÉTICO , PORQUE , AO PENSAR NELAS , AS PIPOCAS , MEU PENSAMENTO SE PÔS A DAR ESTOUROS E PULOS COMO AQUELES DAS PIPOCAS DENTRO DE UMA PANELA.LEMBREI-ME DO SENTIDO RELIGIOSO DA PIPOCA. A PIPOCA TEM SENTIDO RELIGIOSO ? POIS TEM. PARA OS CRISTÃOS, RELIGIOSOS SÃO O PÃO E O VINHO, QUE SIMBOLIZAM O CORPO E O SANGUE DE CRISTO, A MISTURA DE VIDA E ALEGRIA (PORQUE VIDA, SÓ VIDA ,SEM ALEGRIA , NÃO É VIDA ... ) PÃO E VINHO DEVEM SER BEBIDOS JUNTOS .VIDA E ALEGRIA DEVEM EXISTIR JUNTAS . LEMBREI-ME, ENTÃO , DA LIÇÃO QUE APRENDI COM A MÃE STELLA , SÁBIA PODEROSA DO CANDOMBLÉ BAIANO: QUE A PIPOCA É A COMIDA SAGRADA DO CANDOMBLÉ.
A PIPOCA É UM MILHO MIRRADO , SUB-DESENVOLVIDO. FOSSE EU AGRICULTOR IGNORANTE, E SE NO MEIO DOS MEUS MILHOS GRAÚDOS APARECESSEM AQUELAS ESPIGAS NANICAS, EU FICARIA BRAVO E TRATARIA DE ME LIVRAR DELAS . POIS O FATO É QUE, SOB O PONTO DE VISTA DE TAMANHO , OS MILHOS DA PIPOCA NÃO PODEM COMPETIR COM OS MILHOS NORMAIS . NÃO SEI COMO ISSO ACONTECEU , MAS O FATO É QUE HOUVE ALGUÉM QUE TEVE A IDÉIA DE DEBULHAR AS ESPIGAS E COLOCÁ-LAS NUMA PANELA SOBRE O FOGO , ESPERANDO QUE ASSIM OS GRÃOS AMOLECESSEM E PUDESSEM SER COMIDOS. HAVENDO FRACASSADO A EXPERIÊNCIA COM ÁGUA , TENTOU A GORDURA. O QUE ACONTECEU, NINGUÉM JAMAIS PODERIA TER IMAGINADO.REPENTINAMENTE OS GRÃOS COMEÇARAM A ESTOURAR, SALTAVAM DA PANELA COM UMA ENORME BARULHEIRA. MAS O EXTRAORDINÁRIO ERA O QUE ACONTECIA COM ELES: OS GRÃOS DUROS QUEBRA-DENTES SE TRANSFORMAVAM EM FLORES BRANCAS E MACIAS QUE ATÉ AS CRIANÇAS PODIAM COMER. O ESTOURO DAS PIPOCAS SE TRANSFORMOU, ENTÃO , DE UMA SIMPLES OPERAÇÃO CULINÁRIA , EM FESTA , BRINCADEIRA , MOLECAGEM , PARA OS RISOS DE TODOS , ESPECIALMENTE AS CRIANÇAS . É MUITO DIVERTIDO VER O ESTOURO DAS PIPOCAS !
E O QUE ISSO TEM A VER COM O CANDOMBLÉ? É QUE A TRANSFORMAÇÃO DO MILHO DURO EM PIPOCA MACIA É SÍMBOLO DA GRANDE TRANSFORMAÇÃO PORQUE DEVEM PASSAR OS HOMENS PARA QUE ELES VENHAM A SER O QUE DEVEM SER . O MILHO DA PIPOCA NÃO É O QUE DEVE SER . ELE DEVE SER AQUILO QUE ACONTECE DEPOIS DO ESTOURO. O MILHO DA PIPOCA SOMOS NÓS: DUROS, QUEBRA DENTES, IMPRÓPRIOS PARA COMER , PELO PODER DO FOGO PODEMOS, REPENTINAMENTE, NOS TRANSFORMAR EM OUTRA COISA - VOLTAR A SER CRIANÇA.
MAS A TRANSFORMAÇÃO SÓ ACONTECE PELO PODER DO FOGO. MILHO DE PIPOCA QUE NÃO PASSA PELO FOGO CONTINUA A SER MILHO DE PIPOCA, PARA SEMPRE. ASSIM ACONTECE COM A GENTE .AS GRANDES TRANSFORMAÇÕES ACONTECE QUANDO PASSAMOS PELO FOGO. QUEM NÃO PASSA PELO FOGO FICA DO MESMO JEITO, A VIDA INTEIRA. SÃO PESSOAS DE UMA MESMICE E DUREZA ASSOMBROSA. SÓ QUE ELAS NÃO PERCEBEM. ACHAM QUE SEU JEITO DE SER É O MELHOR JEITO DE SER .MAS , DE REPENTE , VEM O FOGO. O FOGO É QUANDO A VIDA NOS LANÇA NUMA SITUAÇÃO QUE NUNCA IMAGINAMOS. DOR. PODE SER FOGO DE FORA: PERDER UM AMOR, PERDER UM FILHO , FICAR DOENTE , PERDER UM EMPREGO , FICAR POBRE. PODE SER FOGO DE DENTRO. PÂNICO , MEDO , ANSIEDADE , DEPRESSÃO - SOFRIMENTOS CUJAS CAUSAS IGNORAMOS. HÁ SEMPRE O RECURSO AOS REMEDIOS. APAGAR O FOGO. SEM FOGO O SOFRIMENTO DIMINUI. E COM ISSO A POSSIBILIDADE DA GRANDE TRANSFORMAÇÃO. IMAGINO QUE A POBRE PIPOCA, FECHADA DENTRO DA PANELA, LÁ DENTRO FICANDO CADA VEZ MAIS QUENTE , PENSE QUE SUA HORA CHEGOU: VAI MORRER. DE DENTRO DE SUA CASCA DURA , FECHADA EM SI MESMA, ELA NÃO PODE IMAGINAR DESTINO DIFERENTE. NÃO PODE IMAGINAR A TRANSFORMAÇÃO QUE ESTÁ SENDO PREPARADA. A PIPOCA NÃO IMAGINA AQUILO QUE ELA É CAPAZ. AÍ , SEM AVISO PRÉVIO , PELO PODER DO FOGO , A GRANDE TRANSFORMAÇÃO ACONTECE: PUM! - E ELA APARECE COMO UMA OUTRA COISA, COMPLETAMENTE DIFERENTE , QUE ELA MESMA NUNCA HAVIA SONHADO. É A LARGARTA RASTEJANTE E FEIA QUE SURGE DO CASULO COMO BORBOLETA VOANTE .
NA SIMBOLOGIA CRISTÃ O MILAGRE DO MILHO DE PIPOCA ESTÁ REPRESENTADO PELA MORTE E RESSURREIÇÃO DE CRISTO: A RESSURREIÇÃO É O ESTOURO DO MILHO DE PIPOCA. É PRECISO DEIXAR DE SER DE UM JEITO PARA SER DE OUTRO. "MORRE E TRANSFORMA-TE" - DIZIA GOETHE.EM MINAS ,TODO MUNDO SABE O QUE É PIRUÁ. FALANDO SOBRE OS PIRUÁS COM OS PAULISTAS , DESCOBRI QUE ELES IGNORAM O QUE SEJA. ALGUNS, INCLUSIVE, ACHARAM QUE ERA GOZAÇÃO MINHA , QUE PIRUÁ É PALAVRA INEXISTENTE . CHEGUEI A SER FORÇADO A ME VALER DO AURELIO PARA CONFIRMAR O MEU RECONHECIMENTO DA LÍNGUA. PIRUÁ É O MILHO DE PIPOCA QUE SE RECUSA A ESTOURAR . MEU AMIGO WILLIAN EXTRAORDINÁRIO PROFESSOR-PESQUISADOR DA UNICAMP, ESPECIALIZOU-SE EM MILHOS, E DESVENDOU CIENTIFICAMENTE O ASSOMBRO DO ESTOURO DA PIPOCA. COM CERTEZA ELE TEM UMA EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA PARA OS PIRUÁS. MAS , NO MUNDO DA POESIA, AS EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS NÃO VALEM, POR EXEMPLO: EM MINAS "PIRUÁ" É O NOME QUE SE DÁ AS MULHERES QUE NÃO CONSEGUEM CASAR. MINHA PRIMA , PASSADA DOS QUARENTA, LAMENTAVA: "FIQUEI PIRUÁ" MAS ACHO QUE O PODER METAFÓRICO DOS PIRUÁS É MUITO MAIOR.
PIRUÁS SÃO AQUELAS PESSOAS QUE,POR MAIS QUE O FOGO ESQUENTE, SE RECUSAM A MUDAR . ELAS ACHAM QUE NÃO PODE EXISTIR COISA MAIS MARAVILHOSA DO QUE O JEITO DELAS SEREM. IGNORAM O DITO DE JESUS: "QUEM PRESERVAR A SUA VIDA PERDÊ-LA-Á. " A SUA PRESUNÇÃO E O SEU MEDO SÃO A DURA CASCA DO MILHO QUE NÃO ESTOURA. O DESTINO DELAS É TRISTE. VÃO FICAR DURAS A VIDA INTEIRA . NÃO VÃO SE TRANSFORMAR NA FLOR BRANCA MACIA. NÃO VÃO DAR ALEGRIA PARA NINGUÉM. TERMINADO O ESTOURO ALEGRE DA PIPOCA, NO FUNDO DA PANELA FICAM OS PIRUÁS QUE NÃO SERVEM PARA NADA. SEU DESTINO É O LIXO . QUANTO ÁS PIPOCAS QUE ESTOURARAM, SÃO ADULTOS QUE VOLTARAM A SER CRIANÇAS E QUE SABEM QUE A VIDA É UMA GRANDE BRINCADEIRA ... " NUNCA IMAGINEI QUE CHEGARIA UM DIA EM QUE A PIPOCA IRIA ME FAZER SONHAR. POIS FOI PRECISAMENTE ISSO QUE ACONTECEU" . PIRUÁS SÃO AQUELAS PESSOAS QUE, POR MAIS QUE O FOGO ESQUENTE , SE RECUSAM A MUDAR ".
RUBEM ALVES, ESCRITOR , FILÓSOFO E TEÓLOGO, MEMBRO DA ACADEMIA CAMPINENSE DE LETRAS E PROFESSOR EMÉRITO DA UNICAMP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário